• yan

De volta ao Goyta após 12 anos, Zé Bastos fala sobre novo desafio na carreira

Atualizado: 9 de Mai de 2019



Por: Yan Tavares – Foto: Héllen Souza


O preparador de goleiros José Bastos está de volta ao Goytacaz. O profissional, que passou pelo clube entre 2003 e 2007, integra a nova comissão técnica alvianil, ao lado do treinador João Carlos Ângelo e o preparador físico Dimas Viana. São quase 40 anos de uma trajetória com trabalhos importantes, como a passagem pelo Fluminense entre os anos 2000 e 2003. Nesse retorno em 2019, uma projeção especial: recolocar o Goyta entre os principais clubes do Estado do Rio de Janeiro.


Já com esse pensamento, o novo responsável pelos arqueiros alvianis explica o início do trabalho em preparação para a Série B1 2019.


- Nessas duas primeiras semanas, desenvolvemos o trabalho de diagnóstico, observando a condição técnica de cada um. Na próxima semana, já projetando a competição, avançaremos à parte específica, em fundamentos como tempo de reação e velocidade de recuperação, essenciais para o goleiro – contou.




Pelo Fluminense, Zé Bastos conquistou a Copa João Havelange 2000, chegou até as semifinais da Série A do Campeonato Brasileiro 2001, venceu o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de 2002 e disputou a Série A nacional do mesmo ano. Após essa caminhada vitoriosa, desembarcou em 2003 na rua do Gás para sua primeira passagem. Na oportunidade, foi o primeiro preparador profissional de Gláucio, um dos goleiros no elenco desta temporada.


Natural de Vila Velha (ES), Zé teve a primeira oportunidade na carreira na Desportiva Ferroviária (ES), em 1982. Começou no Estado do Rio de Janeiro pelo Itaperuna (ainda como Porto Alegre Futebol Clube), Vitória e Estrela (ES). Passou na última década, por times da região, como Clube Esportivo Rio Branco, São João da Barra e Americano.


José Bastos destaca que além de confiança do treinador e atuações nos treinamentos, a parceria entre treinador e preparador de goleiros é primordial para a escolha do número 1.


- Sempre há essa conversa, essa relação consultiva. São discutidos o potencial de rendimento e os pontos fortes de cada um, bem como a sequência nos treinos, para que o titular da posição possa ser definido da melhor forma – concluiu.


O preparador de goleiros alvianil já trabalha com os goleiros Gláucio, Bambu e Jonathan, e nos próximos dias terá mais um reforço à disposição.

92 visualizações
PATROCINADORES
PARCERIAS

FOOTBALL MANAGEMENT

© 2019 Goytacaz Futebol Clube